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Cadê o Meu Dinheiro?

Tenho ou Não Tenho Lucro 
na Minha Empresa?

Este é um dos principais questionamentos dos empresários na gestão de seus negócios.

“Trabalho muito, tenho grande volume de vendas mas não encontro o meu dinheiro...”

Acredite :  
  • Vender não é necessariamente lucrar;
  • Toda a venda gera custos e despesas;
  • Focar só na receita que a venda vai gerar é um grande erro;
  • Focar nos Custos e Despesas que a venda vai gerar é fundamental e estratégico para seu negócio.

Vendas vão gerar RECEITAS para o seu CAIXA, mas estas receitas podem iludir o empresário quanto a sua real lucratividade.

A Margem de Contribuição é um dos principais conceitos que o empresário precisa entender e praticar para que seu negócio possa realmente ser lucrativo.

Em uma venda, quem garante a cobertura de todos os custos, despesas e a geração do lucro é a Margem de Contribuição. 



O QUE É MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO


MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO  =  (VALOR DAS VENDAS)  -  (CUSTOS + DESPESAS)


MARGEM »»   é a diferença entre o valor da venda e os valores dos custos e das despesas.

CONTRIBUIÇÃO »»   representa o quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e também gerar o Lucro.



O QUE SÃO CUSTOS E DESPESAS

CUSTOS »»   são todos os valores necessários para produzir o seu produto, como por exemplo matéria-prima, mão de obra, energia elétrica entre outros.

DESPESAS »»   são gastos que não são aplicados diretamente no seu produto e que fazem parte da administração da empresa, como por exemplo as áreas Financeira, Comercial, RH, que são fundamentais, porém, não contribuem diretamente na produção dos seus produtos ou serviços.



COMO SÃO CLASSIFICADOS OS CUSTOS E DESPESAS

São classificados em FIXOS ou VARIÁVEIS.

FIXOS »»   quando os gastos não dependem do volume vendido e normalmente serão pagos mensalmente, por exemplo aluguel, energia elétrica, entre outros.

VARIÁVEIS »»  quando os gastos variam de acordo com o volume vendido, por exemplo matéria-prima.     “Se  eu vendo eu compro........   Se eu não vendo eu não compro”.



O CONTROLE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Controlar a margem de contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e poderá ser estabelecida como meta no momento da definição do preço de venda dos produtos e serviços.

Não conhecer a margem de contribuição pode permitir que suas vendas estejam gerando prejuízo e não lucro.

Ponto de Equilíbrio e Precificação também são conceitos fundamentais no seu resultado financeiro e serão abordados nos próximos posts.


MUITOS CONCEITOS? 

Receita, Custos, Despesas, Lucro, Prejuízo, Margem de Contribuição, 
Caixa, Precificação, Ponto de Equilíbrio.....


COMPLICADO ... DIFÍCIL?

A Re7 Consultoria vai te ajudar na implantação destes e 
de outros conceitos fundamentais para gestão de sua empresa.


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